13 de setembro de 2011

11 a 18 de setembro - Evento do Laboratório de Cartografias Insurgentes

Coluna #Maravilhas

Evento do Laboratório de Cartografias Insurgentes – Setembro de 2011

O Laboratório de Cartografias Insurgentes reunirá movimentos contra as remoções e desalojos que vêm sendo ampliadas na cidade do Rio de Janeiro. Pesquisadores, artivistas, comunicadores e movimentos sociais vão se reunir para imaginar e produzir mapas críticos e colocá-los em prática. Além do enfoque regional, o encontro também funcionará como um espaço de experimentações e debates que tratem das reconfigurações da cidade para os megaeventos em outros locais, articulando-se assim como um laboratório em rede (Rio de Janeiro – Amazônia – América Latina) sobre política, estética e cultura. 

Questões pertinentes e de extrema urgência para o Rio de Janeiro são as desocupações e abusos que ocorrem todos os dias em função dos megaeventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Já se sabe que a cidade está sendo maquiada para os futuros eventos, mas a violência e o autoritarismo deste processo junto às populações pobres estão sendo escondidos. Neste sentido, desenhar mapas e imaginar cartografias junto aos movimentos de moradia urbana e das favelas ocupadas pode ajudar na contextualização desses conflitos territoriais.




Entendida como uma tática criativa de formações do desejo no campo social, a prática cartográfica nos remete a novos territórios, teorias e práticas. A potência do espetáculo atual que governa o mundo e os sonhos criados para escapar de seu reinado, pode ser anulado se usamos um método que consista em tomar as coisas dos inimigos para montar uma outra coisa, que ajude a combatê-lo. A organização de um novo significado que confira um sentido vivo a cada elemento faz parte da prática artística que ao utilizar diferentes mídias transforma o próprio desejo humano.

De 11 a 18 de setembro de 2011 estaremos reunidos na casa IP em duas etapas:

- De 11 a 16: Pré-lab: oficinas, passeios, eventos de cunho prático.

- Dias 17 e 18: Laboratório de cartografias insurgentes. 



Endereço Casa IP: Rua do Jogo da Bola 24, Morro da Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário