23 de agosto de 2011

Romário pede envolvimento da presidente Dilma nas ações de despejo da Copa e da Olimpíada

#O que está acontecendo? 
Matéria retirada do site Romario.org

Romário pede envolvimento da presidente Dilma nas ações de despejo da Copa e da Olimpíada

Preocupado com as denúncias cada vez mais frequentes sobre desapropriações que têm violado o direito de moradia de milhares de famílias brasileiras, o deputado Romário (PSB-RJ) subiu à tribuna nesta tarde (22) para chamar a atenção das autoridades envolvidas na organização dos megaeventos esportivos.

“Tenho confiança de que a presidente Dilma deseja que os prazos dos preparativos para a Copa e a Olimpíada sejam cumpridos, mas não permitirá que isso seja feito atropelando a lei e os direitos das pessoas, comprometendo o futuro das nossas cidades. Espero que ela cuide desse tema com carinho”.

Em seu discurso, o socialista também citou o comunicado sobre violações do direito à moradia na preparação do Brasil para a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, elaborado pela relatora da ONU para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik. De acordo com o relatório, falta transparência, diálogo e negociação com as comunidades afetadas, no Rio de Janeiro e em mais sete cidades-sedes. “O Congresso precisa apurar essas informações, debater esse tema. Não podemos nos omitir”, cobrou.

Outro ponto destacado por Romário foi o baixo valor das indenizações oferecidas aos moradores que, segundo Raquel Rolnik, são limitadas e preocupam dada a valorização imobiliária nas áreas onde serão disputadas as competições. “Não é esse o legado que queremos. Não queremos que esses eventos esportivos signifiquem precarização das condições de vida da nossa população, mas sim o contrário. Também não podemos admitir, sob qualquer pretexto, que nossos cidadãos sejam surpreendidos por retro-escavadeiras para desalojá-los, destruir suas casas, como acontece na Palestina ocupada”, concluiu.

O deputado Romário já havia sido informado sobre as ações de despejo e aguardava mais informações sobre o assunto. No entanto, foi depois de assistir algumas cenas e ler algumas notícias e relatos fortes veiculados pela imprensa, que decidiu acompanhar mais de perto os processos das remoções.

Afonso Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário